Qual a diferença entre milésimos (peso) e microns?
06 de novembro de 2017

Qual a diferença entre milésimos (peso) e microns?

Qual a diferença entre milésimos (peso) e microns?

Qual é a diferença entre milesimos (termo muito empregado pelos fabricantes de bijuterias folheadas a ouro) e microns (micrometros - termo do sistema metrico para definir espessura da camada de ouro)?

Esta é a pergunta que ouço várias vezes e com muita frequencia. Também muitos querem relacionar milesimos (de peso) por microns (de espessura).

E a resposta é: Não dá para relacionar.

Milesimagem - popularmente é a linguagem do joalheiro que significa partes por mil em peso de ouro (ex.750/000 uma joia de ouro 18K tem 750 partes de ouro por 1000).

Microns (micrometro) - é uma unidade de espessura da camada de ouro (ou outro metal) em µm

Obs. Não dá para relacionar ou fazer uma tabela de um para outro

Um bom exemplo para explicar a diferença é imaginar uma chapa de latão bem fina cujo peso é 1 kg; da mesma forma imagine um lingote de latão que também pesa 1 kg. Se for aplicar 10 milesimos (de peso) sobre as duas peças, teremos exatamente o mesmo depósito de ouro; ou seja 10 gramos para 1 kg , tanto para a chapa como para o lingote.

Um exemplo, vamos ver a espessura da camada de ouro nas duas peças, sendo que a chapa tem uma área de 1800 cm2 e o lingote apenas 400 cm2:

1 kg chapa Área= aprox 1800 cm² 10 milesimos = 10 gr Espessura camada = 2,9 µm

1 kg lingote Área= 400 cm² 10 milesimos = 10 gr Espessura camada = 13,2 µm

A variação pode ser muito pequena ou enorme dependendo da área superficial que este kg de peças terá.

Ou seja 1 kg de brincos fundidos tem a espessura da camada de ouro bem mais espessa do que 1 kg de brincos estampados com a mesma milesimagem de peso.

Para a definição da qualidade da camada aplicada a medida em microns é mais viável porque dá a exata idéia da espessura da cobertura que a camada possui.

Mas, não podemos deixar de concordar que para o fabricante de bijuterias é muito mais fácil calcular o custo da mercadoria quando se considera o depósito de ouro sobre o peso da mesma.

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

Possui graduação de Bacharel em Ciências com Habilitação em Química e Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), 1980. É Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), 2011. Atua na ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície desde 1994, foi presidente na gestão 2010-2012, foi coordenadora do EBRATS 2015 - 15º Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície e IV INTERFINISH Latino Americano, foi Diretora Cultural nas gestões 2004-2006 e 2007-2009, atualmente é vice Diretora Cultural. É consultora técnica e representante comercial.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.