Vídeo 4 - Série Basica - Galvanoplastia Prática - Por que tratar superfície?
17 de dezembro de 2021

Vídeo 4 - Série Basica - Galvanoplastia Prática - Por que tratar superfície?

Este é o vídeo número 4 da Série Básica da Galvanoplastia Prática onde procuro

Por que tratar superfícies?

Este é o vídeo número 4 da Série Básica da Galvanoplastia Prática onde falamos da importância de tratar superfícies.

Por que tratar superfícies?

  • Como já falamos no vídeo 3, o motivo mais importante é proteger materiais contra a corrosão evitando que este se degrade em contato com o ambiente. O custo da corrosão ou da degradação causada pela deterioração, principalmente do ferro ou aço-carbono chega a 4-5% do PIB de um país.
  • Outro motivo é que ao tratar estas superfícies aumentamos sua durabilidade e principalmente a segurança destas estruturas que pode ser estruturas de construção civil, navios, aviões, máquinas, etc. A segurança das pessoas não tem preço...
  • O terceiro motivo é melhorar o desempenho e funcionalidade técnica do material tratado, aumentando assim sua resistência e características técnicas como condutibilidade e soldabilidade que alguns tipos de acabamentos como o ouro pode proporcionar.
  • O quarto motivo é melhorar a aparência visual das peças tratadas, tudo ao nosso redor fica mais bonito quando tratado e bem-acabado.

 

Tratamentos de superfície

  • Desta forma os tratamentos de superfície têm função decorativa ou técnica. Na função decorativa, além de melhorar a aparência ou dar aparência de joia no caso dos revestimentos de ouro, precisam ter características técnicas como resistência à corrosão e ao desgaste.
  • Na função técnica, os revestimentos são amplamente utilizados para melhorar a funcionalidade técnica como por exemplo aplicação de banhos de prata ou ouro em contatos elétricos e circuitos impressos, cujos revestimentos precisam atender às exigências técnicas importantes como ótima condutibilidade, dureza da camada, etc.
  • A ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície atua neste segmento de mercado há mais de 50 anos, é uma associação de cunho técnico onde os profissionais dos diversos segmentos da indústria que atuam com tratamentos de superfície se encontram, fazem cursos, participam de palestras, congressos e encontros, vide site:

https://www.abts.org.br

Tipos de tratamentos

  • Camadas inorgânicas produzidas por meio de tratamentos químicos e anódicos como os cromatos, fosfatos, óxidos e anodizações;
  • Camadas metálicas
    • Galvanoplastia (eletrodeposição) – diversos metais
    • Camadas aplicadas por aspersão, spray ou pincel
    • Camadas metálicas sem corrente – electroless –(deposição química por imersão)
  • Camadas orgânicas – tintas, lacas, vernizes e esmaltes

 

Publicações anteriores da série Básica:

Vídeo 3 -  https://www.galvanoplastiapratica.com.br/video-3-serie-basica-galvanoplastia-pratica-o-que-e-galvanizacao

Vídeo 2 - https://www.galvanoplastiapratica.com.br/video-2-serie-basica-galvanoplastia-pratica-o-que-e-galvanoplastia

Vídeo 1 - https://www.galvanoplastiapratica.com.br/video-1-serie-galvanoplastia-basica

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

Possui graduação de Bacharel em Ciências com Habilitação em Química e Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), 1980. É Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), 2011. Atua na ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície desde 1994, foi presidente na gestão 2010-2012, foi coordenadora do EBRATS 2015 - 15º Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície e IV INTERFINISH Latino Americano, foi Diretora Cultural nas gestões 2004-2006 e 2007-2009, atualmente é vice Diretora Cultural. É consultora técnica e representante comercial.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.